Vereador Neto presta depoimento e assegura tranquilidade

por Victor Vargas — publicado 25/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h44

Na manhã desta sexta-feira (25), a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Caruaru se reuniu novamente para ouvir um dos dez vereadores envolvidos na Operação Ponto Final 1. Quem prestou seu depoimento foi o vereador Neto, do PMN, que se disse tranquilo. “Eu quero que essa situação seja esclarecida o mais rápido possível. Estou pronto para colaborar, estou à disposição da Justiça”, assegurou o parlamentar.

Dos vereadores envolvidos no caso, afastados em dezembro pela Justiça, cinco já foram reintegrados aos seus cargos: Sivaldo Oliveira (PP), Cecílio Pedro (PTB), Louro do Juá (SDD), Jajá (sem partido) e Eduardo Cantarelli (SDD). A Comissão de Ética, presidida pelo vereador Ricardo Liberato, do PSC, já ouviu os três primeiros. Jajá deverá ser ouvido na próxima terça-feira (29); Joseval Bezerra (Val de Cachoeira Seca, do DEM), na quarta-feira, dia 30; Val das Rendeiras (PROS), no dia 02/05; Eduardo Cantarelli (SDD), no dia 05; Jadiel Nascimento (PROS), no dia 06; e Evandro Silva (PMDB), no dia 07, encerrando o calendário das oitivas.

“O depoimento do vereador é um imperativo legal do nosso Regimento em caso de processos disciplinares, de apuração de quebra de decoro parlamentar. O objeto de investigação é a Operação Ponto Final 1”, explicou o relator Marcelo Gomes (PSB). “A dinâmica que está sendo aplicada passa pela qualificação, a defesa faz os questionamentos sobre o processo, o presidente da Comissão encaminha a relatoria para os questionamentos – posteriormente o vereador tem espaço para responder – a palavra retorna ao presidente – que abre espaço para questionamentos dos membros da Comissão. A defesa volta a atuar com questionamentos para o vereador que está sendo ouvido”, detalhou o relator.

Além de Marcelo Gomes e Ricardo Liberato, a Comissão é formada pelos vereadores Demóstenes Veras (PROS), Rozael do Divinópolis (escolhido secretário dos trabalhos), também do PROS, e José Ailton (PDT), como membros titulares, além dos vereadores Heleno do Inocoop (PRTB), Edjailson da Caru Forró (PTdoB), Edmilson do Salgado (PCdoB), Ranilson Enfermeiro (PTB) e Lula Tôrres (PR), como suplentes.