Vereadores e vereadora participam de videoconferência para devolução de 100 mil à Prefeitura de Caruaru

por Gabriela Mendes — publicado 23/04/2020 13h00, última modificação 23/04/2020 16h41

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (23) um anúncio legislativo, onde os 22 vereadores e a vereadora participaram de uma videoconferência com a Prefeita Raquel Lyra, para oficializar a devolução de 100 mil reais ao Executivo, para ações de combate a Covid-19.

Durante o anúncio os vereadores, a vereadora e a Prefeita debateram sobre o recurso, proveniente do fundo especial da Câmara Municipal e sobre como ele será usado. O vereador líder da oposição, Daniel Lula Finizola (PT) reforçou a importância de utilizar o valor para aquisição de máscaras, insumos ou entrega de cestas básicas, já que a população necessita desse apoio nesse momento. "Diante da situação que a população tem passado de grande vulnerabilidade, a gente sabe que tem se agravado por conta da paralisação da economia. A exemplo de ambulantes, mototaxistas, são pessoas que precisam diretamente da atividade econômica e se possível, a gente possa ter esse dinheiro sendo destinado para a compra de cestas básicas." Ele ressaltou que compreende que a decisão será tomada pelo Poder Executivo, mas espera que a utilização do capital seja bem avaliado pela Prefeita. "Eu espero que com muita sabedoria ela e sua equipe possam utilizar bem este recurso para tentar amenizar a situação das pessoas que tem sofrido com essa questão da Covid-19."

Para o líder do governo, vereador Bruno Lambreta (PSDB), os vereadores da base e também de oposição sentem a mesma preocupação com relação à população, que necessita de mais atenção neste momento, já que o desemprego é uma realidade. "Temos sentido essa questão das cestas básicas cada vez mais pela impossibilidade de vários setores de estarem acontecendo no nosso município, consequentemente o desemprego está avançando." Ele também reforçou a situação do uso das máscaras e se mostrou preocupado sobre o custo deste acessório na renda da população. "Houve uma movimentação com relação ao uso de máscaras e isso consequentemente terá um custo para a população. Então a decisão que a Câmara tomou, de devolver esse recurso ao município é muito importante neste momento para auxiliar o cidadão caruaruense."

A Prefeita Raquel Lyra participou do momento e agradeceu o apoio dos vereadores e da vereadora. De acordo com a chefe do Executivo, nos próximos dias será oficializado onde o recurso será empregado. "Eu agradeço em nome do povo de Caruaru, este gesto importante que vocês estão fazendo hoje. E em nome da Prefeitura também, porque há necessidade de aportes é muito grande e a gente precisa de recursos para este enfrentamento e em muito boa hora chega este recurso que vocês trazem para nós. Muito obrigada!"

O presidente da Casa, vereador Lula Tôrres (PSDB), reforçou o papel dos vereadores, no empenho a auxiliar a população neste momento de crise. "Nós estamos disponíveis para ajudar mais, dependendo do que seja necessário ou requisitado. Se for necessário, vamos ter condições de enviar mais uma quantia. Isso tudo é resultado de uma economia, e do compromisso dos vereadores e da vereadora, que de pronto se empenharam em dar esse auxílio a população."

O valor do fundo especial é oriundo de economias feitas pela Casa, incluindo a entrega de carro alugado, da entrega de prédio alugado, da instalação do SAPL, que consequentemente diminuiu o uso de insumos físicos, além da instalação de lâmpadas de LED e outras ações.

registrado em: ,