Vereadores ressaltam continuidade do trabalho durante recesso parlamentar.

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 18/07/2019 00h00, última modificação 29/07/2019 10h13

A Câmara Municipal de Caruaru está em recesso desde o dia 2 de julho. Deveria começar no dia 20 de junho, mas foi adiado porque alguns projetos de lei do Poder Executivo precisavam ser votados.

De acordo com a lei orgânica do município e o regimento interno da Casa, o recesso é um direito dos Vereadores, mas ele é aplicado apenas para as sessões ordinárias. As atividades nos gabinetes dos parlamentares, continua.

“Nós vamos até o dia primeiro de agosto em recesso das reuniões. Em compensação, o trabalho do vereador continua o mesmo, com as visitas às comunidades, às secretarias da prefeitura, diretorias do município, enfim, o vereador continua trabalhando do mesmo jeito, só não participando nesse período, de reuniões ordinárias", explica o presidente da Câmara, o vereador Lula Tôrres do PSDB.

Ele ressaltou também que mesmo estando em um período de recesso, os vereadores podem ser convocados pelo Poder Executivo, e estarão à disposição, caso necessário: "Se o Executivo nos convocar, para uma reunião extraordinária, nós temos que vir até a Câmara, nos reunir e interromper esse recesso."

Um dos que estavam atendendo em gabinete no momento dessa reportagem foi o Vereador Marcelo Gomes (PSB). Ele reforçou que o recesso parlamentar existe, mas que os vereadores continuam trabalhando para atender as demandas da população, já que a cidade não para o Poder Legislativo também não pode parar. O Parlamentou lembrou ainda que o período também serve para aprimorar projetos para serem apresentados no próximo semestre.
“Por alguns detalhes nós não pudemos apresentar alguns projetos antes do recesso, para isso estamos aprimorando o texto para apresentarmos no reinício do período legislativo. Contou ele.

Vale lembrar que durante esse recesso existe a Comissão Parlamentar de Representação composta por cinco vereadores que atuam para manter os trabalhos e os atendimentos normalmente. Os integrantes são: Lula Tôrres (PSDB), Ricardo Liberato (PDT), Marcelo Gomes (PSB), Pierson Leite (PSD) e Pb. Andrey Gouveia (PATRIOTA). No dia 1° de agosto, já serão retomadas as reuniões ordinárias, sessões solenes e audiências públicas.

A Câmara Municipal continua funcionando de segunda à sexta, das 07h às 13h.